sábado, 14 de janeiro de 2017

BICUDO: NEGRO ALBINO - REMINISCÊNCIAS




... aquele menino de rua, que tinha casa simples, casebre, pouco habitada por ele, adorava estar em meio de Rua, com os pés descalços. Ele era diferente de todos nós. Não brincava conosco e, apesar de traquino, pouco falava. Nunca o ouvi falar uma frase completa. Cheguei até a apensar que fosse mudo, mas não era.
...aquele menino de rua pedia esmolas para saciar sua fome e da família. Costumava vestir-se de macaquito jeans, única roupa que parecia ter, sem camisa, branco em corpo de negro, sim, toda a sua musculatura e aparência era africana, mas não era. Era galego. Era negro albino. Não como os inventados de hoje. Ele era original.

Ele adorava acompanhar o Boi da Borborema até que um dia ao lado do mercado do Severino Cabral, em Campina Grande, onde hoje se encontra a igreja O Brasil para Cristo, o Boi da Borborema, deu-lhe uma chifrada forte. Aquele menino de Rua caiu aos meus pés, sobre aquele piso grosso de cimento. O sangue era derramado de sua boca, peito e mãos, assim como sua admiração fantástica pelo Boi da Borborema. Tudo ficara ali naquele lugar. Nenhuma Velha da Bundona foi acudi-lo e nem o Boi. Levantei-o e com a boca cheia de sangue e olhar triste seguiu em direção a sua casa... e de longe olhou para trás e acenou com a mão. O negro albino continuou em seu silêncio, acompanhado de seu irmão Nildo, falecido em meio ao crime.
Aquele.... menino de Rua nunca mais seguiu O Boi.... e sumiu até do bairro das Malvinas. Fora morar ali perto, na Ramada 2, onde encontrei-o pela última vez, totalmente drogado, descalço e olhava-me passando, como se dialogasse com aquele olhar. Tempos depois aquele menino de .....Rua partiu..., assim como Peter Pan, continuou menino para sempre, misturou-se com o Silêncio da Vida. Bicudo não sabia, mas era observado e era comunicativo em seu silêncio............................................................................................, agora eterno!


MAGNO HOLANDA

PIX: magno.holanda@hotmail.com 
Sou escritor e produtor de conteúdo. Se gostou, faça a doação/pagamento do valor de 0,10 centavos por acesso. Se não gostou, é grátis. 
Também pode ajudar compartilhando ou ainda clicando nos anúncios que há dentro do blog.


CURTA E DIVULGUE A PÁGINA DO PROF MAGNO HOLANDA https://www.facebook.com/reflexoesdemagnoholanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário